Melhores formas de definir e segmentar o público alvo ideal para seu e-commerce.

Aqui nós falaremos sobre: Público alvo, Ecommerce, Dropshipping, Drop, Drop Nacional, PrintOnDemand, Montink e Persona.

Por Felipe Moreira Copywriter dia em sem categoria

Melhores formas de definir e segmentar o público alvo ideal para seu e-commerce.

A melhor forma de vender muito é saber exatamente o que seus clientes querem comprar. Concorda?

 

Mas, quem são esses clientes? Quem são essas pessoas que compraram de você? Por que elas compraram de você? E principalmente, como fazer com que comprem mais de você e trazer mais dessas pessoas para que também comprem?

Você acredita que se soubesse dessas informações, conseguiria alavancar muito suas vendas? Nós acreditamos.

Vimos centenas de pessoas aplicando o que vamos ensinar aqui e dando certo.

O assunto foi muito citado lá na nossa MasterClass Montink.

 

Entenda:

 

  • O que é e por que definir um público alvo?
  • Como definir um público alvo.
  • Público alvo e persona são coisas diferentes?
  • Como segmentar um público alvo?

 

 

O que é e por que definir um público alvo?

O público alvo ideal é nada mais nada menos que o seu melhor cliente. Aquele que mais compra, que menos faz perguntas e que tende a sempre comprar de novo.

Sabendo dos fatos acima, a importância de se ter bem definido o público-alvo da sua marca fica extremamente clara.

Vender o produto certo para a pessoa certa é muito mais fácil que vender laranjas numa loja de maquiagens.

Não que seja algo impossível. Mas é difícil e não seria a melhor opção para escalar e vender muito.

 

Como definir um público alvo

Passo 1 – Se conecte com seu público comprador

Entre em contato e converse com as pessoas que já compraram de você, graças as redes sociais isso é totalmente possível com apenas alguns cliques. Pedir feedbacks, perguntar o motivo que as levaram a comprar, perguntar o que mais elas gostariam de ver em sua loja…

Claro que apenas um cliente não é suficiente para se definir um público-alvo dessa forma, então, pergunte para o máximo de pessoas que puder.

Caso ainda não tenha clientes, procure perguntar a pessoas que combinam com o estilo com o qual você deseja vender (nicho).

 

Passo 2 – Volte ao passo 1, mas faça de forma automática

Como? Olha, você precisa ter uma mídia social forte e um bom posicionamento. Hoje em dia, principalmente no Instagram, isso é fator crucial tanto para as vendas quanto para diversos outros assuntos.

E claro, um deles é a definição de um público alvo muito mais fácil utilizando enquetes, caixinha de perguntas e coisas do tipo de forma estratégica. Mesmo não sendo algo tão assertivo como o passo 1, se estudar bem as respostas, você consegue atingir uma grande parte da massa de seus seguidores com o produto, comunicação e designs perfeitos para eles, gerando então muitas vendas e clientes fiéis.

 

Passo 3 – De olho no seu nicho

Sempre repare nas tendências do mercado, e siga essas tendências. Não adianta tentar nadar contra a maré, se é a maré que compra de você.

 

Público alvo e persona são coisas diferentes?

Basicamente, sim. Mas são coisas que se completam.

O público-alvo seria uma forma generalizada da persona. Digamos que com o público-alvo você sabe o tipo de estampa que seus clientes querem e a forma de se comunicar com eles.

Já com a persona, você saberia o tamanho e cor da estampa. E além de saber a forma de se comunicar, saberia também sobre quais assuntos (incluindo assuntos pessoais) você poderia falar de forma estratégica para vender.

 

Interessante, não? Podemos trazer um artigo falando só sobre persona para vocês em breve.

 

Como segmentar um público alvo?

Basicamente, reúna todas as informações coletadas nos passos 1 e 2 sobre como definir um público alvo e procure entender o que esses clientes querem dizer. Aquilo que está por trás de cada palavra que foi dita.

Lembra do que eu disse agora a pouco? Sobre o passo 1 ser mais efetivo que o 2? É por este motivo. No passo 1 você consegue se comunicar diretamente com seu cliente, facilitando muito na hora da segmentação. 

Trata-se de tratar o seu cliente como uma pessoa que possui opiniões e desejos, gerando aproximação e vendas para a sua loja/marca.

 

Dica bônus:

Se você ainda não possui uma loja Montink e não agarrou a oportunidade de faturar muito no dropshipping nacional utilizando o PrintOnDemand com todas essas dicas que acabou de receber, quero que faça um teste 100% gratuito agora.

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Gostaram? Respondam nos comentários para sabermos se devemos ou não continuar trazendo esse tipo de conteúdo para vocês, Montinkers. 😄

 

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